Editora por detrás de Civilization e XCOM está de volta, quase 20 anos depois

Para os veteranos dos videjogos, a MicroProse é certamente um nome familiar. Responsável por publicar clássicos como Civilization 1 e 2 e UFO: Enemy Unknown, o primeiro XCOM, o estúdio foi fundado por Bill Stealey e Sid Meier em 1982 tendo fechado as portas por volta de 2002. Agora está de volta com nova gerência, traz 3 novos jogos na cartola e Stealey embarcou no projeto, desta vez como consultor.

Conhecido pelos seus jogos de estratégia e simulação, o estúdio mantém-se na sua zona de conforto com Sea Power, Second Front e Task Force Admiral, que para além do género, partilham o facto de serem todos jogos de guerra.

Em Sea Power: Naval Combat in the Missile Age, desenvolvido pela Triassic Games, os jogadores assumem o controlo de vários teatros de guerra, durante o período da Guerra Fria. Do mar da Noruega ao Golfo Persa, passando pela Europa Central, os jogadores terão a seu dispor o arsenal da NATO e as forças do Pacto de Varsóvia, em campanhas dinâmicas, de cariz histórico e ficcional. Com ênfase no realismo, são mais de 50 navios e 30 aeronaves, com físicas avançadas que refletem a brutalidade do combate.

Second Front está a cargo da Hexdraw e é um jogo de combate tático, inspirado na 2º Guerra Mundial. Com gráficos mais simples, ambiciona ser fácil de jogar, mas difícil de dominar, com mecânicas similares a jogos de tabuleiro do género. Com várias campanhas das diferentes frentes de batalha, os jogadores poderão assumir as tropas norte-americanas, alemãs e russas. O desempenho dos jogadores irá ditar a progressão e o desfecho desta guerra. Com mais de 200 unidades à disposição, os tanques icónicos como os Shermans e os Panzer 4s não podiam deixar de marcar presença. Ainda sem ter sido terminado, os produtores do jogo já garantiram que há mais conteúdo planeado para depois do lançamento.

A completar o trio temos Task Force Admiral, que também gira à volta da 2º Guerra Mundial. Desenvolvido pela Drydock Games, neste título assumimos o papel de um almirante de um porta-aviões no teatro de guerra do Pacífico. São mais de 95 classes de navios e 42 aeronaves a nosso dispor, que também prezam pelo realismo. Seja na primeira pessoa, ou numa perspetiva de cima para baixo, são mais de 30 cenários históricos e hipotéticos para dominar.

Nenhum destes jogos tem para já data de lançamento, mas a MicroProse mostrou que veio para ficar e promete mais anúncios num futuro próximo.


Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios em @pmnpestana

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