Minecraft Dungeons review – Diablo cúbico

Tendo em conta que a Microsoft comprou Minecraft por mais de $2 mil milhões em 2014, estou surpreendido que esteja a demorar tanto tempo a explorar a propriedade fora do seu conceito tradicional. Minecraft Dungeons é um dos resultados dessa primeira “expedição”, lançada com o intuito de explorar a viabilidade de Minecraft noutros géneros, neste caso específico, no género dos dungeons crawlers (aproveito para recordar que anteriormente tivemos Minecraft: Story Mode, desenvolvido pela extinta Telltale Games). Desenvolvido pela Mojang, com a ajuda dos britânicos da Double Eleven, Minecraft Dungeons não esconde a sua inspiração nos dungeons crawlers clássicos.

Do conceito original de Minecraft pouca coisa sobrou. Ainda tens o visual retro-cúbico que tanto caracteriza a propriedade bem como algumas armas e ferramentas, mas no fundo, é um jogo muito diferente do original, sem qualquer tipo de construção associada. Neste jogo, com suporte para modo cooperativo para quatro jogadores, vais explorar masmorras com a missão de derrotar o Arch-Illager. Em outrora, era um simples habitante de uma vila, mas que depois de ser ridicularizado pelos outros habitantes, parte em busca de uma nova casa e acaba por encontrar a Orb of Dominance. Usando o poder deste artefacto, regressa à sua vila para se vingar e criar um exército subjugando as pessoas contra a sua vontade.

Os tons da narrativa e a própria acessibilidade – é um jogo bastante simples de assimilar – apontam para que o público principal sejam as crianças. O jogo posiciona-se como um ponto de entrada para o género dos dungeons crawlers, não sendo tão complexo como outros exemplares do género como Diablo, Torchlight ou Divinity. Por um lado, isto é positivo porque podes jogar casualmente, mas por outro, pode tornar-se num jogo demasiado simples, perdendo o seu apelo muito rapidamente. Comigo foi isto o que aconteceu. Embora desbloqueies dificuldades superiores depois de venceres o boss final, a excessiva simplicidade de Minecraft Dungeons não o torna num jogo apelativo a médio ou a longo prazo.

Mais…

Share