Documentário de estrela de Joker salva reféns na Ucrânia

É uma história no mínimo bizarra, mas aconteceu mesmo. Na Ucrânia, um homem tomou 13 reféns num autocarro, libertando-os 12 horas depois, quando o presidente do país cumpriu a sua exigência: Recomendar publicamente aos ucranianos o documentário Earthlings, de Joaquin Phoenix.

A crise desenrolou-se na cidade de Lutsk, onde Maksym Krivosh tomou de assalto um autocarro, armado com granadas e uma espingarda automática. Durante as 12 horas que a provação durou, Krivosh tentou alvejar a polícia com uma rajada de fogo automático e abater um dos seus drones. Felizmente, ninguém foi atingido.

Durante a crise Krivosh manteve-se ativo nas redes sociais e em contacto com jornalistas, tendo a sua conta de Twitter sido eventualmente desativada. Um dos reféns conseguiu contactar um repórter, pedindo-lhe que colocasse o terrorista ao telefone com o presidente ucraniano.

Foi exatamente isso que aconteceu e logo após o contacto telefónico, Kryvosh soltou três reféns, libertando os restantes e rendendo-se à polícia após o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy ter publicado um vídeo no Facebook onde apela à visualização do filme Earthlings, de Joaquin Phoenix.

O documentário, narrado por Phoenix e realizado por Shaun Monson, aborda a dependência económica da humanidade nos animais e conta com gravações de câmaras ocultas que demonstram a crueldade da indústria agropecuária.

Mais tarde e depois de toda a situação estar resolvida, o presidente ucraniano apagou a publicação, partilhando nas redes sociais o seu agradecimento às forças policiais e a todos aqueles que ajudaram a colocar um ponto final nesta crise.

Já o ministro do interior louvou Earthlings, sugerindo que “não é preciso estar estragado para apreciar o filme.” Todo desenrolar destes desenvolvimentos foi captado numa sequência de Tweets, pelo jornalista Christopher Miller, incluindo o vídeo de Volodymyr Zelenskiy, posteriormente apagado.


Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios em @pmnpestana

Share