Novo Call of Duty não deve oferecer upgrade next-gen

À medida que nos aproximamos do início da transição de geração, que arranca com o lançamento das novas consolas no final deste ano, as editoras começam a definir as suas estratégias para disponibilização dos jogos que tencionam comercializar simultaneamente nas atuais e próximas consolas.

É um tema sensível, enquanto muitas empresas já disseram seguir um modelo de upgrade gratuito das versões Xbox One e PS4 para a Xbox Series X e PS5, outras complicam um pouco mais as coisas, sendo criticadas por isso, como foi o caso da Remedy com o anúncio da Ultimate Edition de Control, a única que vai atualizar-se para as novas consolas.

Um caso com potencial para ser paradigmático é o do Call of Duty 2020, ‘Black Ops Cold War’, que de acordo com um leak da arte de caixa das diferentes edições, pode não oferecer um upgrade gratuito, mas antes ser lançado numa versão que já prevê a atualização, um “cross-gen bundle”.

De acordo com os ficheiros de uma nova atualização para o modo Warzone (via Modern Warzone), além da edição normal, vão ser comercializadas uma ‘Ultimate Edition’ e ‘Cross-Gen Bundle’, estas duas, as únicas com um upgrade garantido para as consolas que se avizinham.

A confirmar-se, isto significaria que a Activision optou por não seguir as indicações da Microsoft com o seu Smart Delivery, ainda não existem preços para este tipo de jogos que vão ser apanhados no meio da transição, mas estamos a falar numa altura do ano em que serão lançados vários importantes multi-plataforma, é importante que as pessoas tenham a informação exata para decidir que versão comprar.

A EA, por exemplo, tem o Dual Entitlement para garantir que os jogadores que adquirirem os seus simuladores de desporto na reta final do ano, podem continuar a desfrutar deles na nova geração, sendo que os restantes gigantes têm decidido os upgrades gratuitos caso-a-caso, Cuberpunk 2077 e Assassin’s Creed Valhalla são dois dos maiores lançamentos da reta final de 2020, que poderão ser atualizados.

Outra questão atual e premente tem a ver com o possível aumento de preço dos chamados “Jogos Novidade”, que se tem mantido relativamente estável desde há alguns anos, mas que pode crescer com a chegada da nova geração de consolas.


Antigo residente de Azeroth, mudou-se para o mundo real para poder escrever sobre as coisas que o apaixonam. Desconfia-se sonhar ser super-vilão. Podes segui-lo em @Darthyo.

Share