História dos Comics: Quem é Kang the Conqueror

No interior dos Marvel Studios, existe um projeto que avança silenciosamente, longe dos holofotes, mas que tal como aconteceu no filme que o antecedeu, dele pode resultar a chave do futuro do Universo Cinemático da Marvel.

Falamos de Homem-Formiga 3, filme que recebeu ontem um novo membro para o elenco, nada mais que a estrela da série Lovecraft Country, Jonathan Majors, que fontes afirmam preparar-se para vestir a pele de Kang the Conqueror.

É isso mesmo, o mais icónico dos vilões dos Vingadores vai juntar-se ao UCM, acredita-se que sucedendo a Thanos como o antagonista que vai unir todas as problemáticas de um universo que será ainda maior na Fase 4, cortesia das séries que vão estrear no Disney+. Compilamos tudo o que importa saber sobre o Conquistador com base na sua origem da banda-desenhada.

  • Quem é Kang the Conqueror?
  • A Origem de Kang
  • Poderes e Habilidades
  • As Muitas Identidades de Kang
  • Kang e os Young Avengers
  • Ligações com Universo Marvel
  • Kang na TV e Videojogos

Quem é Kang the Conqueror?

Não é fácil recapitular a complicada história de Kang the Conqueror. Um vilão que usou muitos nomes e se guiou por diferentes motivações nas inúmeras vezes que defrontou os Vingadores e o Quarteto Fantástico, mas que manteve os mesmos princípios básicos. Um homem que se considera, por direito, o mestre do mundo. Utilizando o poder para viajar no tempo e um conjunto de armamento sofisticado trazido do futuro, Kang dedica-se a reescrever a história em seu próprio benefício.

A ambição e o amor de Kang pelas viagens temporais tornam-no uma constante ameaça para a humanidade. Não importa quantas vezes é derrotado, expulso, detido ou completamente destruído, uma outra versão dele sobrevive, aguardando o momento certo para impor os seus planos malignos.

A Origem de Kang

A estreia de Kang the Conqueror acontece em The Avengers #8 (1964), mas tecnicamente o personagem surgiu um ano antes no Fantastic Four #19. Vamos tentar explicar o que aconteceu exatamente.

O nome verdadeiro de Kang é Nathaniel Richards, originalmente um estudioso do século 31 (possivelmente um descendente distante de Reed Richards ou Victor von Doom). Nathaniel descobre uma tecnologia que pertencia a Doom, utilizando-a para viajar no tempo até ao Egipto antigo, coroando-se “Rama-Tut” e merecendo a admiração do povo. Foi considerado um Deus graças à tecnologia que trouxe consigo, até o Quarteto Fantástico acabar finalmente com o seu “reinado”.

Depois de escapar até ao Século 20, Rama-Tut conhece Doctor Doom e utiliza a distinta armadura do vilão como inspiração para assumir uma nova identidade, a de Scarlet Centurion. O vilão seria novamente derrotado pelos heróis da terra, tentando depois regressar à sua própria linha temporal original.

É aqui que vai nascer Kang the Conqueror. Richards viaja exageradamente para o futuro, chegando a uma era em que a civilização humana tinha entrado em colapso. Como o único indivíduo que percebia o funcionamento da esquecida tecnologia do século 40, Kang conquista rapidamente poder e consegue formar um império em torno da sua imagem. O problema é que esse tempo não chega para as suas ambições, sendo isso que o leva a tentar reescrever a história.

Poderes e Habilidades

Como um humano normal no século 31, Kang não possui poderes sobre-humanos. No entanto, é um homem de imenso conhecimento sobre história e ciência, um curioso que consegue assim manipular o tempo e acumular poder. A sua distinta armadura e uniforme verde e violeta (inspirada no fato de Doom) aumentam a sua força e permitem-lhe sobreviver no mais inóspito dos ambientes.

Kang tem ainda um veículo temporal que lhe permite viajar entre a corrente do tempo, arrecadando um vasto exército de seguidores, onde estão alguns dos maiores guerreiros da história. Por vezes é visto a usar uma ray gun que retira a força de vontade e energia dos alvos, um exemplo de uma arma apenas acessível a um tirano do século 40.

Na prática Kang é imortal. Devido ao hábito de manipulação temporal, existem incontáveis variações de Nathaniel Richards. Não importa quantas vezes sai derrotado, um outro Kang acaba sempre por surgir.

Kang_Nathaniel_Richards_Kang

As Muitas Identidades de Kang

Kang é tão complicado como seria de esperar de alguém cujo passatempo favorito passa por manipular o tempo. Parte do que faz dele um personagem tão confuso é o facto de ter possuído muitos nomes e identidades ao longo dos anos. Não ajuda o facto de nem todos os personagens terem sido concebidos como a mesma pessoa, se conhecem o termo “retcon” na banda-desenhada, Kang é a personificação disso mesmo.

Como dissemos anteriormente, Nathaniel Richards utilizou os nomes Rama-Tut e Scarlet Centurion no início da sua carreira vilanesca, mas a verdade é que existiram outros, que nem sequer terminaram com o manto de Kang.

A certa altura da carreira, Kang abandona o nome e império para dedicar-se a uma aliança com uma raça alienígena avançada, os Time-Keepers. Em troca de verdadeira imortalidade, Kang concorda em preservar a linha temporal de modo a garantir a ascensão do poder dos Time-Keepers. Nessa altura torna-se em Immortus. Ironicamente, as suas versões mais jovens são as responsáveis pela maioria dos problemas que Immortus tem de resolver.

Kang usou outras identidades secretas, mascarando-se no século 21 como o político Victor Timely ou o homem de negócios Mr. Gryphon. E se isto não for suficientemente complicado, existe ainda toda uma equipa de Kangs conhecida como Council of Cross-Time Kangs. Nós sabemos… comics.

The many versions of Kang the Conqueror. As muitas versões de Kang the Conqueror.

Kang e os Young Avengers

Existe uma outra versão notável de Kang, que pode muito bem influenciar aquilo que o UCM se prepara para fazer. A série Young Avengers (2005) introduziu um grupo de heróis adolescentes inspirados nos Vingadores clássicos, mas com diferentes origens e histórias. O fundador da equipa, Iron Lad, não é descendente de Tony Stark, mas sim um jovem Nathaniel Richards de uma linha temporal alternativa.

Kang tentou viajar no tempo para salvar a sua versão jovem de um grupo de bullies que o deixaram hospitalizado durante vários meses. Kang consegue salvar-se e dá ao jovem Nathaniel uma armadura avançada, na esperança de acelerar a sua transformação num verdadeiro Kang. Em vez disso, Nathaniel fica horrorizado com as atrocidades cometidas pelos seus “eu” mais velhos e viaja atrás no tempo para formar uma nova equipa de Vingadores.

Infelizmente, esta versão de Kang é morta e Iron Lad é obrigado a limpar as suas próprias memórias e regressar ao futuro, restaurando a ordem na sua linha temporal. Para trás deixa uma cópia da sua consciência no interior da armadura, que se funde com os destroços de Vision para formar uma nova versão do icónico Vingador.

Considerando os sinais da possível introdução dos Young Avengers no UCM, Iron Lad é uma peça importante a conhecer. Já conhecemos a filha de Scott Lang, Cassie, que eventualmente se tornará em Stature; a série Hawkeye vai introduzir Kate Bishop; WandaVision vai apresentar os filhos do casal, é uma questão de tempo até que os Young Avengers se unam finalmente no grande ecrã.

Sobre Isto: Disney+ e o futuro do Universo Cinemático da Marvel

Ligações com Universo Marvel

Especula-se que Kang possa servir como sucessor de Thanos no papel de grande vilão da Fase 4. Embora a sua estreia esteja prevista para Homem-Formiga 3, o hábito de brincar com viagens temporais e ameaçar os Vingadores tornam-no num antagonista perfeito para atravessar diferentes filmes. Quem sabe, abrir a porta à introdução da primeira família da Marvel no processo.

Como mencionamos antes, Kang pode ser um descendente de Mister Fantastic ou Doctor Doom, ambos tiveram um papel importante no desenvolvimento do vilão. Tem ainda ligações a outras figuras cósmicas do UCM, em tempos competiu com Grandmaster por um poder supremo, e tentou reclamar a “Celestial Madonna” (mais conhecida como Mantis) como sua noiva.

Décadas depois da publicação original, a Marvel adicionou mais camadas aos eventos de Fantastic Four #19, revelando as reais motivações de Nathaniel para viajar no tempo e transformar-se em Rama-Tut. Ele estava na verdade em busca de um jovem En Sabah Nur, o mutante destinado a tornar-se Apocalypse, pretendendo coroá-lo como seu herdeiro. Nunca conseguiu.

Com Kang fortemente conectado ao Quarteto Fantástico, Vingadores e X-Men, a Marvel forja uma nova ligação à série Uncanny Inhumans de 2015. Nela, Black Bolt entrega o seu filho Ahura ao cuidado de Kang, vendo o tirano temporal como a única salvação num mundo que se tornava crescentemente hostil com os inumanos.

Kang na TV e Videojogos

TV: Considerando o seu estatuto como um dos principais vilões dos Vingadores e Quarteto Fantástico, não será surpreendente que Kang tenha direito a uma saudável carreira fora das páginas da banda-desenhada.

A primeira participação na animação aconteceu na série Fantastic Four (1967), com o episódio “Rama-Tut” a adaptar os eventos de Fantastic Four #19. Como Kang ou Rama-Tut, o vilão esteve em várias outras séries como X-Men Evolution ou Avengers: United They Stand. Chegou inclusive a ter um breve cameo como Immortus num episódio de X-Men: The Animated Series.

A mais significativa das aparições na animação aconteceu recentemente, quando teve um papel recorrente em Avengers: Earth’s Mightiest Heroes (voz de Jonathan Adams) e Avengers Assemble (voz de Steve Blum).

Videojogos: Kang apareceu em títulos F2P como Marvel: Avengers Alliance e Marvel: Contest of Champions, mas o videojogo mais notável a contar com a sua presença foi LEGO Marvel Super Heroes 2 (2017). Kang (voz do veterano Peter Serafinowicz) é o vilão principal do jogo, sendo simultaneamente uma figura jogável.

Share