Super Mario 3D All Stars – Análise

Foi num rompante Nintendo Direct que ficamos a conhecer Super Mario 3D All Star, uma coletânea com alguns dos mais emblemáticos jogos Mario, todos eles ícones das diferentes gerações de consolas da companhia nipónica. Desde o memorável e inovador Super Mario 64 a Galaxy, um dos títulos essenciais da Wii, que fez elevar uma vez mais os jogos de plataforma. Agora, em 2020, é tempo de redescobrir estes contos do passado que ajudaram a traçar o futuro da mais famosa mascote dos videojogos.

Desde março que tínhamos vindo a ouvir rumores sobre esta coleção, mas apenas em setembro deste ano é que a podemos realmente abraçar. O buzz gerado foi enorme, muito devido à controvérsia em torno da venda limitada até março de 2021, que fez com que o jogo esgotasse em inúmeras lojas em todo o mundo, pois tal como dizia em cima, estamos a falar de um pedaço bastante grande da história de Mario e da Nintendo, que todos vão querer ter.

Cresci com uma Nintendo 64 verde transparente, onde iniciei o meu gosto por videojogos, com Super Mario 64, o meu primeiro jogo. É talvez por isso que tinha todo o interesse em voltar a pisar o mundo encantado que me atraiu em criança, e tal como eu existem milhares de jogadores que querem sentir o mesmo. Não se deixem enganar, é uma coleção de jogos antigos, mas o valor deste pack é incalculável.

Como seria de esperar, este foi dos três o que comecei primeiro, mas para pena minha, é também aquele que menos lucrou com a nova versão para a Switch. O jogo da minha infância permanece igual, o que é excelente, mas não deixa de transmitir que a Nintendo poderia fazer algo mais com o este clássico que concedeu uma nova vida à mascote e mergulhou os videojogos em definitivo no 3D. O facto de passados 20 anos não conseguirmos ter um Super Mario 64 com uma resolução 16:9 dá alguma pena, e permite imaginar que a companhia poderá estar a planear um remastered ou remake do adorado título, algo que também já se fala há imenso tempo.

Não se deixem enganar, é uma coleção de jogos antigos, mas o valor deste pack é incalculável.

Super Mario Sunshine foi um daqueles jogos que passou ao lado de muita gente, onde me incluo. Apesar da fantástica receção por parte da crítica em 2002, Sunshine acabou por falhar nas vendas, deixando-se ofuscar por outros títulos 3D, como os dois que fazem parte deste mesmo pack. É por isso que esta é a oportunidade perfeita para aventurarem-se pela Isle Delfino e descobrir o porquê de ser uma daquelas pérolas no fundo do oceano. A interação com a água, os imaginativos bosses e inimigos, tudo o que os títulos Mario já nos habituaram, mas desta vez sem os pixeis de outrora e num formato HD.

Por fim o tão elogiado Super Mario Galaxy, o santo gral da Wii e para muitos, o melhor jogo de sempre da Nintendo a par de Super Mario Galaxy 2 (sua sequela), e no caso desta coleção, só existem coisas boas a dizer. Galaxy não sofreu nenhum revamp gráfico ou melhorias significativas, mas o simples facto de estar a correr numa consola um pouco mais poderosa e através de HDMI, concede uma nova vida ao jogo, se ninguém dissesse nada, identificaria-o como um jogo Switch de raiz, com gráficos semelhantes aos de Odyssey.

A sequela deste título foi esquecida na apresentação, levantando inúmeras suposições sobre o porquê da Nintendo deixar de parte um dos jogos que muitos consideram ser o melhor de todos os tempos da companhia japonesa. É incerto a ausência, até mesmo da timeline no final do Direct, mas conhecendo a Nintendo, é bem possível que estejam a planear algo.

Tudo corre como os originais, até mesmo no que toca às manhas do passado, pelo menos no que diz respeito aos comandos. Masterizar o jato de água do F.L.U.D.D., ou a câmara do Super Mario 64, é uma dor de cabeça que terão de ultrapassar, mas é uma dor que facilmente será ultrapassada. Todos os jogos à excepção de Sunshine com a melhoria da resolução, parecem intocados, conservando a essência dos originais, retirando partido da portabilidade da Nintendo Switch, na qual se encaixam na perfeição.

Juntamente com tudo isto surge a banda sonora dos três jogos, músicas memoráveis que ainda nos tempos de hoje me vejo a trautear. É uma boa adição que acrescenta mais valor a um conjunto que já por si, possui imensa qualidade e afirma-se como um dos mais desejados da consola da Nintendo.

Um pack Mario obrigatório para todos os fãs da gigante japonesa. Um pedaço de várias histórias que ajudaram a cimentar a mascote como uma das mais bem-sucedidas de todos os tempos e possivelmente aquela que melhor envelheceu com o passar dos anos. Ter numa única plataforma um conjunto com os melhores jogos 3D de Mario serve para definir a Switch como a consola predileta para compilar o legado da Nintendo, e com The Legend of Zelda a celebrar o 35º aniversário no próximo ano, ficamos a desejar ver um pack semelhante em 2021.

Share