YouTube vai pedir aos seus utilizadores que pensem melhor nos comentários ofensivos

O YouTube prepara-se para lançar uma nova funcionalidade para colocar um travão nos comentários hostis e ofensivos. O mecanismo ativa-se antes da publicação dos comentários ofensivos, pedido aos seus utilizadores para reconsiderar as suas palavras. O

O plano foi detalhado no blog da plataforma, e não se fica por aqui. A plataforma também irá introduzir um filtro que permite aos criadores esconder, aprovar ou reportar as mensagens sem que sejam forçados a ler os comentários ofensivos ou ameaçadores.

Os utilizadores que estejam prestes a publicar uma mensagem ofensivo serão travados por uma janela pop-up, apelando ao bom senso, sugerindo uma pausa para editar a publicação. Os utilizadores podem ignorar o pop-up e publicar a menagem de qualquer forma; o objetivo do YouTube passa por uma abordagem mais pedagógica que leve os seus utilizadores a pensar melhor nas suas palavras.

A mudança chega em primeiro lugar aos sistemas Android, e para já não há uma previsão de quando será integrada nas restantes plataformas.

O YouTube alega ter reforçado os seus esforços contra os discursos de ódio, aumentando o número de comentários removidos por 46 vezes desde o início de 2019. Só nos últimos 3 meses já foram apagados mais de 1.8 milhões de canais, sendo que 54 mil deles eram responsáveis por discursos de ódio.

A empresa também tem intenções de lançar um inquérito em 2021 aos seus criadores, para que estes possam partilhar voluntariamente informação acerca da sua raça, etnicidade, orientação sexual e género. Com estes dados, o YouTube espera perceber melhor como o conteúdo de diferentes grupos é tratado pelos seus sistemas internos.

Recentemente, o YouTube foi fortemente criticado pelos seus utilizadores, devido a uma pequena mudança nos termos de serviço, que permite à plataforma exibir publicidade em todos os vídeos, mesmo naqueles que não são monetizados, sem partilhar o lucro com os criadores de conteúdo.


Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios em @pmnpestana

Share