Criança de 6 anos gasta 16 mil dólares em microtransações

Ao longo verão de 2020 uma criança de 6 anos do estado norte americano do Connecticut, gastou mais de 16 mil dólares em microtransações na App Store, em microtransações no jogo Sonic Forces.

Jessica Johnson, mãe da criança descobriu uma série de levantamentos feitos a partir do seu cartão de crédito ao longo de vários meses, efetuados pelos seu filho George, que comprou repetidamente vários pacotes de moedas virtuais no jogo.

Em números avançados pelo New York Post, foram 16,293.10 dólares, divididos em pacotes cujo custo variou entre os 1.99 dólares e os 99.99 dólares. Só no dia 9 de julho, foram realizadas 25 operações, com um custo total de 2,500 dólares.

Ao início, Johnson assumiu que as transações se tratavam de uma fraude ou erro, e após contactar o seu banco, foi informada que as cobranças eram genuínas e que tinham origem na loja da Apple.

Depois de falar com Apple e se aperceber do que se estava a passar, Johnson ficou espantada, deixando uma comparação colorida: “É como se o meu filho de 6 anos andasse a consumir cocaína, com doses cada vez maiores.”

A Apple recusou conceder um reembolso, alegando que para isso acontecer, o pedido teria de ter sido feito dentro de um período de 60 dias após as compras. Johnson defende-se, alegando que inicialmente o banco lhe disse que as transações se tratavam de uma fraude.

No meio de tudo isto, não ficou claro porque não foram avisados mais cedos os pais, através das notificações de email enviadas aquando as transações no jogo. Em retrospetiva, Johnson admite que não tomou todas as precauções necessárias para proteger a conta: “Se eu soubesse que havia uma definição para isso, não teria permitido que o meu filho de 6 anos gastasse quase 20 mil dólares em anéis dourados virtuais.”

A mãe acusa também os jogos de serem “completamente predatórios” ao encorajar a utilização de dinheiro real. “Que pessoa adulta iria gastar 100 dólares num baú de moedas douradas virtuais?”


Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios em @pmnpestana

Share