Grandes mudanças na equipa de Os Sims 4

Os Sims 4 está a entrar no oitavo ano do seu ciclo de vida, o que irá tornar o jogo na iteração mais duradoura da história da franquia. Mas o estúdio da Maxis tem tido algumas mudanças nas últimas semanas, e estas podem indicar a existência de um novo projeto.

A mudança mais notável será, sem dúvida, o abandono de Michael Duke, um dos produtores-sénior de The Sims 4. A semana passada, Michael Duke anunciou que iria abandonar a Maxis, depois de quase 15 anos com a empresa.

Além de Michael, também Sarah Holding, outra produtora de Os Sims, deixou a sua conta inativa desde agosto, e atualizou a sua bio para “Antiga produtora de Os Sims 4”.

Estas mudanças na equipa podem ter vários motivos: novos projetos, conflitos internos, etc. Mas o que importa analisar é: será que isto pode ser sinal de um novo projeto da Maxis?

Podemos ver fatores a favor e contra esta ideia. Primeiro, temos o facto de Michael Duke não ter abandonado apenas a equipa de produção de Os Sims 4, mas sim da Maxis, a empresa. Ainda assim, a dispensa de um membro sénior da equipa de produção pode ser indicador de um ponto de viragem nos projetos da equipa.

Listagem de empregos para a Maxis no site oficial da Electronic Arts

No site oficial da Electronic Arts, a Maxis já publicou anúncios de vagas profissionais para três Editores de Voz, e Artista-Sénior de Efeitos Visuais e um Designer-Sénior de Jogo. Não são mudanças pequenas: são alterações de grande magnitude na hierarquia da empresa.

Relativamente à possibilidade de termos Os Sims 5 num futuro próximo, o timing parece errado: a EA acaba de dar um importante passo na otimização do jogo, tendo lançado, na semana passada, o patch que atualiza os tons de pele. Recordamos que este foi o culminar de três meses de trabalho, após o reconhecimento do problema. Ainda em novembro, lançou a expansão Diversão na Neve, um pack feito com feedback e colaboração próxima de vários Streamers e YouTubers do jogo.

E não é tudo: a Maxis também investiu recentemente numa nova campanha publicitária para Os Sims 4, mais de sete anos após o lançamento do jogo. Anunciar uma nova entrada na franquia após um investimento tão forte na entrada atual parece pouco razoável. Em 2018 a Variety publicou uma entrevista com Grant Rodiek, outro produtor de Os Sims 4, onde este afirmou que ainda teríamos pelo menos mais três anos de conteúdos para o jogo.

Essa entrevista faz, em 2021, três anos. Mas, como dissemos, em três anos muita coisa mudou, e a concorrência iminente de Paralives é uma variável importante. A equipa da Maxis pode estar à espera de ver o que a concorrência faz, para poder ter uma sensação mais aproximada do que a comunidade quer.

Ainda assim, será utópico referir Paralives como concorrência de Sims. É um jogo que promete muitas coisas que Os Sims 4 não tem – carros, mundo aberto, progressão da história, etc -, mas não deixa de ser produzido por um estúdio independente, com recursos limitados quando comparados com os da EA. Assim, a empresa americana não deverá estar preocupada com a possibilidade de perder uma fatia de mercado, mas não deixa de estar atenta ao que Paralives traz para o género de life simulation.

A Maxis está a mudar, isso é certo. Mas não sabemos ainda para onde vai. Os jogadores poderão esperar uma entrada nova, até porque a enorme fatia de vendas que a franquia representa garante a existência de Os Sims 5. Se a teremos nos próximos dois anos, isso, já não parece tão provável.


Gonçalo Taborda nasceu a chorar, estudou para falar e viveu a jogar. Foi ele que inventou esta frase e orgulha-se muito disso. Adivinhou a plot twist do SW:KOTOR antes do final da história e chegou a Silver V no LoL, por um dia. Podes segui-lo no Twitter: @OMelhorTaborda

Share