Aniversário de Genshin Impact causa onda de revolta na comunidade

Genshin Impact celebrou o seu primeiro aniversário ontem, dia 28 de setembro, mas em vez de uma grande festa, a miHoYo deparou-se com uma das maiores ondas de ódio e revolta por parte de uma comunidade.

Genshin Impact é um RPG de ação, com um cimentado sistema Gacha, a fonte de rendimento do título da miHoYo. Por norma os Gacha, a maioria deles jogos mobile, realizam grandes aniversários, retribuindo o dinheiro gasto pelos jogadores em forma de Summons, personagens, armas, acessórios e tantos outros extras, distribuídos ao longo de várias semanas, como aconteceu em Dragon Ball Dokkan Battle ou Final Fantasy Brave Exvius, recentemente.

O mesmo não está a acontecer em Genshin Impact, com a maioria das recompensas a estarem por detrás de atividades como concursos de Cosplay e desenho, não indo ao encontro do que a comunidade esperava nesta altura, sobretudo tendo em conta o dinheiro faturado pela companhia chinesa. Nos primeiros 6 meses, a miHoYo obteve mais de 1000 milhões de dólares de receita apenas no mercado mobile dos Estados Unidos, valor que como podem perceber, não conta com as plataformas PC, PlayStation 5 e PlayStation 4, nem com outras regiões para além da América.

A miHoYo foi desvendando os seus planos ao longo das últimas 2-3 semanas, com grande parte dos influenciadores a anteverem o pior, mas sempre com uma réstia de esperança até ao dia do aniversário. Bem, toda essa esperança foi exterminada ontem, com a miHoYo a dar apenas 10 summons a quem fizer login no jogo ao longo de 7 dias, a par de um evento que afinal, é muito semelhante a outros que organizam mensalmente.

A crescente onda de revolta que vinha a formar-se desde há uma semana levou a que vários jogadores manifestassem o seu descontentamento de diferentes formas, exprimindo a sua raiva através de avaliações negativos ao jogo na App Store e Play Store, protestando ainda no Discord, Reddit, Hoyolab e tantos outros fóruns e redes sociais.

No caso das lojas de Android e iOS, a avaliação do mesmo caiu de 4.6 estrelas para um mínimo histórico de 1.8 estrelas. Atualmente, na Play Store encontra-se com uma avaliação de 2.8 estrelas, longe dos 4.5-4.6, que eram norma.

Lista partilhada pelo utilizador de Twitter StrongheartNep!

No caso dos fóruns e redes sociais, a onda de revolta foi interpretada como “toxicidade” pela miHoYo, levando à proibição de palavras como Aniversário, Recompensas e Grátis, ao encerramento de novos e antigos tópicos referentes ao aniversário e ainda ao “ban”em massa de vários jogadores que manifestaram o descontentamento, como mostrou o utilizador do Twitter StrongheartNep, numa lista que enumera tudo aquilo que a companhia tem feito para colocar travão à onda de revolta.

Para muitos fãs de Genshin Impact, o problema não está apenas nas recompensas, mas sim na forma como a miHoYo está a lidar com a situação, mantendo a sua comunicação nas redes sociais como se nada estivesse a acontecer. Não houve um comunicado ou uma mensagem, tudo se encontra igual e para os jogadores, isso é parte do problema.

Recentemente falamos da chegada de Aloy a Genshin Impact, onde exploramos a forma como a miHoYo e a PlayStation colaboraram para criar uma representação única da protagonista de Horizon Forbidden West.

Mais sobre Genshin Impact:


André Henriques é o ex “puto” do IGN Portugal, viciado em jogos Hack and Slash, japonesices, música e basquetebol. Podes segui-lo em @Andretgv0

Share