Epic Games cancela política de folgas alternadas às sextas-feiras

A Epic Games vai pôr fim à política interna de conceder folgas alternadas às sextas-feiras. A decisão deixou muitos trabalhadores descontentes.

Durante a pandemia, a produtora de Fortnite aplicou esta medida, e agora afirma que sempre a planeou como uma decisão temporária. De acordo com a Bloomberg, o canal interno de Slack da Epic Games está cheio de mensagens de trabalhadores a pedirem à empresa para considerar a permanência desta política.

O Chief Operating Officer da Epic Games, Daniel Vogel, disse, num email enviado aos funcionários da produtora: “Estamos a ver muitas sextas-feiras fora para trabalho profundo, e muitas pessoas que têm de trabalhar sexta-feira de qualquer maneira. Isto significa que muitas pessoas não estão a beneficiar igualmente da política”.

Contrariamente a esta ideia, o artigo da Bloomberg afirma que, num inquérito feio a 581 funcionários, 93% dizia que achava a política interna “extremamente benéfica”, e 61% admitiu sentir-se culpado, stressado ou preocupado ao tirar dias separados de férias. Cerca de 90% dos funcionários queria manter as sextas-feiras livres.

A indústria dos videojogos sempre foi propícia a polémicas com horas de trabalho – recordamos as denúncias de ‘crunch‘ na Naughty Dog em 2019. A redução da semana de trabalho, das 40 para as 32 horas, tem sido um tópico em voga desde o início da pandemia, embora a decisão da Epic pareça ir no sentido contrário.

A produtora recusou prestar declarações públicas quanto a este tema, para já.


Gonçalo Taborda nasceu a chorar, estudou para falar e viveu a jogar. Foi ele que inventou esta frase e orgulha-se muito disso. Adivinhou a plot twist do SW:KOTOR antes do final da história e chegou a Silver V no LoL, por um dia. Podes segui-lo no Twitter: @OMelhorTaborda

Share