Naughty Dog: Produtores elegem os seus Jogos do Ano de 2021

Alguns dos produtores da Naughty Dog – estúdio responsável por The Last of Us e Uncharted – revelaram os seus jogos favoritos de 2021.

Através do seu blog oficial, a Naughty Dog partilhou os jogos que “inspiraram, entusiasmara e – acima de tudo – entreteram” os seus membros ao longo de 2021. O vice presidente Christian Gyrling destacou Bugsnax, um jogo através do qual este pôde partilhar momentos com a sua filha de sete anos.

Deathloop parece ter enchido as medidas aos produtores da Naughty Dog, com os diretores de jogos Mathew Gallant e Kurt Margenau, bem como o diretor de desenvolvimento Waylon Brinck, a destacarem o título da Bethesda.

“Colocar um simulador imersivo num loop temporal foi uma ideia brilhante”, disse Gallant. “Todos os espaços que visitas e revisitas tornam-se mais ricos à medida que ganhas novas ferramentas, nova informação, e nova apreciação pelo storytelling do ambiente. A direção artística também é deslumbrante, com mansões de vilões de Bond dos anos 60 por cima de bunkers do Lost, tudo numa belíssima ilha desolada e gasta”.

“Mais importante, Deathloop ajudou-me a quebrar os meus maus hábitos de simuladores imersivos. A estrutura de time loop deu-me permissão para não procurar runs sem kills e alertas, e adotar um estilo de jogo mais caótico e improvisado. Isto foi particularmente verdade quando invadido por um jogador competente de Julianna, recontextualizando instantaneamente o mapa pelo qual estava a fazer stealth, para uma arena do gato e do rato”.

Fortnite foi o jogo favorito do diretor de jogo Anthony Newman, que admitiu que considerava o jogo um mero brincado para jovens adolescentes, uma moda passageira que era apenas popular graças ao cantor Drake.

“Como estava errado! Fortnite é verdadeiramente inspirador, não apenas como um jogo multiplayer, mas como um jogo, ponto”, disse Newman. “A Epic toma riscos criativos incríveis em cada temporada, encontrando novas formas de transformar totalmente o jogo, e parece que não lhes faltam novas ideias. Tenho ficado especialmente impressionado com os eventos de concerto interativos que criaram: um evento interativo, limitado e multiplayer? Não há coisas muito mais inovativas que essas! Agora, só me falta aprender a construir…”.

O diretor de QA, Patrick Goss, elegeu Frostpunk, afirmando que adorava a forma como o jogo misturou um “Steampunk City Builder” com a era Vitoriana, tudo isto a decorrer no ártico.

O diretor de Arte das Personagens, Ashley Swidowski, destacou The Dark Pictures Anthology: House of Ashes, pela forma como reconhece as suas “inspirações”, mas dá uma abordagem “entusiasmante” ao género.

O diretor de jogo Vinit Agarwal escolheu Inscryption, mas não explicou muito sobre o jogo, afirmando que a experiência é melhor quando não percebemos o que se está a passar. Garante que “há muito tempo” que não ficava tão impressionado com a criatividade de um jogo.

It Takes Two, o grande vencedor dos The Game Awards de 2021, foi o eleito da Gestora de Comunicação Rochelle Snyder, e do co-presidente Evan Wells.

Para Wasim Khan, o diretor da Tecnologia de Personagens. Metroid Dread foi o vencedor, destacando a “jogabilidade satisfatória e atmosfera” do jogo, bem como a “história envolvente”.

Finalmente, o diretor de animação, Jeremy Yates, e o vice presidente Arne Meyer falaram de Returnal, destacando a sua “fantástica mistura de beleza e horror.

Em 2021, a Naughty Dog não lançou qualquer jogo, mas garante estar a trabalhar em novos projetos – poderemos ver o modo multiplayer de The Last of Us Part 2 em breve, e talvez até uma nova Propriedade Intelectual da produtora.


Gonçalo Taborda nasceu a chorar, estudou para falar e viveu a jogar. Foi ele que inventou esta frase e orgulha-se muito disso. Adivinhou a plot twist do SW:KOTOR antes do final da história e chegou a Silver V no LoL, por um dia. Podes segui-lo em @OMelhorTaborda
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