FIFA 22 FUT: Como a Team of The Week e os packs especiais influenciam o mercado

Ir à papelaria depois das aulas, comprar uma mão cheia de saquetas de cromos com o dinheiro que sobrou do almoço, chegar a casa e abrir os pacotes com um entusiasmo desmesurado. Para muitos jovens, este foi (e ainda é) um ritual de outros tempos. Hoje, os packs da EA Sports simulam este entusiasmo, fornecendo novos jogadores para construirmos o nosso plantel. Mas, ao contrário das saquetas de cromos que adquiríamos no Senhor Manuel da rua em frente à escola, estes packs têm influência direta no preço dos jogadores virtuais.

Mercado de Transferências

Seja intencionalmente ou não, a EA Sports conseguiu criar uma espécie de mercado financeiro próprio. Os preços dos jogadores são influenciados pela sua qualidade dentro do jogo e também pela sua raridade/exclusividade. Por exemplo, uma carta de prata rara vai custar mais do que um ouro comum, mesmo que a classificação da carta de ouro seja superior à da carta de prata. Até aqui, nada de novo – uma relação básica de procura e oferta.

A cada semana, temos uma nova Team of The Week (TOTW) – uma seleção de 18 jogadores que se destacaram durante essa semana no futebol real. Ficam disponíveis em packs durante uma semana, e após isso deixam de surgir novos exemplares. Estes packs podem ser adquiridos através de Moedas de Jogo ou de FIFA Points.

Assim, cada TOTW tem uma influência no mercado. Por exemplo, Christopher Nkunku, do RB Leipzig, recebeu um InForm com a classificação de 84 e, algumas semanas depois, recebeu outro InForm, com a classificação de 86. O IF mais recente leva a uma descida de preços de todos os outros exemplares de Nkunku – há menos procura pela versão normal e pelo IF de 84, uma vez que os jogadores vão procurar sempre a melhor versão da carta.

Winter Wildcards, a mais recente edição especial das cartas de FIFA.

Mas os InForms já não são o único tipo de carta especial. No FIFA 22, já tivemos as versões ICE e FIRE de alguns jogadores, os Winter Wildcards, Rulebreakers, etc. Cada uma delas acompanhada de packs promocionais e Squad Building Challenges (SBCs) específicos. Como é que tudo isto impacta a forma como jogamos, e o mercado de FIFA Ultimate Team?

Oferta e Procura

Para saber a resposta a esta pergunta, falámos com “Yuran”, um trader português de Ultimate Team. Tudo o que ele faz é legal e cumpre as normas da EA Sports, podemos considerá-lo um ‘Lobo de Wall Street’ do FUT – sem as fraudes e o consumo de substâncias ilícitas, claro está. Aproveita as mudanças de preço para lucrar e construir a sua equipa através de packs e SBCs.

Costuma-se dizer que na vida há uma altura certa para tudo, e o mesmo se pode dizer da abertura de packs. Yuran, por exemplo, vai juntando os packs das SBCs para abrir por esta quadra natalícia e na altura em que sair a Team of The Year (TOTY) – um conjunto dos 11 melhores jogadores do mundo, que recebem cartas ultra raras com classificações acima de 90.

Yuran explica o porquê de as cartas TOTY serem tão únicas. “As cartas TOTY são boas em qualquer altura. Podes estar a jogar no final do jogo com aquelas cartas, que estás com uma equipa super competitiva. Só tens cartas tão boas como aquelas no final do jogo”. Por exemplo, no FIFA 21, o jogador com a classificação mais baixa da TOTY era Alphonso Davies, com 93.

Team of The Year – FIFA 21 Ultimate Team.

Prenda no Sapatinho

A altura da TOTY ocorre pouco depois da época natalícia, na qual muitos jogadores recebem a nova edição de FIFA. De que forma é que isto influencia o mercado? Yuran explica.

“Vão existir mais jogadores. Quem entra agora é alguém que vai fazer SBCs, é alguém que entra para aquela parte que vai estar no bloco da procura de cartas, mas não vai dar oferta ao mercado. E isso é bom, porque a partir desta altura do Natal vês os preços a estabilizar, mas a estabilizar a um preço acima do que estavam anteriormente. Porque tens muita gente que recebe o jogo no Natal, vai fazer os SBCs e vai fazer subir o preço daquelas cartas de fodder”.

Quando fala de fodder, Yuran refere-se a cartas que são utilizadas predominantemente em SBCs, por terem uma boa classificação, mas pouca utilidade dentro de campo. O trader dá o exemplo de Toni Kroos, que tem uma classificação de 88, mas por ter apenas 53 de Velocidade é mais difícil de utilizar em gameplay. Estas cartas vão variando de preço, e com mais jogadores a procurar fodder para SBCs, o seu preço vai aumentar.

A carta de Toni Kroos em FIFA 22 Ultimate Team.

Janela de oportunidade

Mais procura, menos oferta, subida de preços. É uma fórmula simples, e esta parece também ser a altura em que os packs são mais rentáveis – cada jogador terá valor acrescido, depois da vaga natalícia de aumento da procura. Por outro lado, há a possibilidade de adquirir uma carta TOTY.

No que toca a packs, Yuran defende uma alteração por parte da EA Sports – a possibilidade comprar packs com uma carta especial garantida (InForm, TOTY, etc.). “Podiam cobrar o que fosse, mas a pessoa sabia o que ia comprar”, defende o trader. “Se eu estou a comprar qualquer produto, preciso de saber o que estou a comprar. O que me chateia nos packs é existir uma probabilidade… tens de dizer ‘com este pack podes conseguir isto’. É mais na perspetiva de defender o consumidor”.

Já houve, de facto, packs com InForms garantidos e cartas especiais garantidas, mas apenas fruto de SBCs. Será interessante ver como é que a EA aborda os packs nesta nova edição, que parece estar a receber mais cartas especiais que nunca.

A produtora já mostrou estar mais disposta a ‘abrir os cordões à bolsa’ e dar mais recompensas aos jogadores, com o novo sistema de FUT Champs. Por outro lado, a inclusão destes packs podia afastar as comparações a jogos de sorte, uma vez que o jogador já saberia aquilo com que podia contar, à partida.

Por outro lado, também poderia significar uma descida de preços das cartas especiais, com a oferta a aumentar. Isto democratizaria ainda mais o Ultimate Team, dando a mais jogadores acesso a cartas de alta classificação. Mas não poderia esbater a skill gap que se procura em FUT?

São várias perguntas a que a EA Sports vai procurando responder. Para já, o mês que se avizinha promete ser o mais proveitoso para a abertura de packs. Quem entrou agora no FIFA 22 também poderá procurar a sua sorte, na busca pela famigerada carta azul da TOTY. Como quem abria packs na papelaria, mas desta vez com um mercado digital por trás.

Se quiseres usar os jogadores que encontras nos packs, as funcionalidades online de Ultimate Team na PlayStation 4 e 5 são exclusivas para jogadores com PlayStation Plus. Podes ficar a conhecer aqui as ofertas do PS Plus para o mês de dezembro.


Gonçalo Taborda nasceu a chorar, estudou para falar e viveu a jogar. Foi ele que inventou esta frase e orgulha-se muito disso. Adivinhou a plot twist do SW:KOTOR antes do final da história e chegou a Silver V no LoL, por um dia. Podes segui-lo em @OMelhorTaborda

Share