Square Enix tem esperança que NFTs e blockchain sejam “uma grande moda” nos videojogos

O presidente da Square Enix, Yosuke Matsuda, publicou uma carta a propósito das celebrações de ano novo, na qual expressou o entusiasmo da companhia com as novas “modas” da indústria, nomeadamente as tecnologias NFT e blockchain.

Os NFT, informação digital única armazenada numa blockchain, que efetivamente permite aos utilizadores comprar e vender materiais digitais, desde itens dentro de um videojogo a peças de arte. Algumas companhias já começaram a vender itens digitais na forma de NFT, como por exemplo a Ubisoft, embora esta ação tenha atraído muita crítica.

Na carta, Matsuda menciona os NFT, o metaverso (termo utilizado para descrever um hipotético mundo virtual), tecnologia de clouds e criptomoeda como algumas das maiores “modas” que poderão ser integradas na indústria dos videojogos, as quais reforçou que a companhia irá acompanhar.

O presidente acrescentou ainda que jogos baseados em blockchain “guardam neles o potencial de permitir crescimento auto-sustentável” ao apresentar um conceito de “jogar para ganhar [uma remuneração]“. Reconheceu que existe algum cinismo a circular em alguns cantos no que diz respeito a estas tecnologias, mas acredita que poderá atrair novas audiências. Revelou que a Square Enix poderá até introduzir a sua própria criptomoeda para dar força a alguns jogos.

Eu entendo que as pessoas que ‘jogam para se divertirem” formem atualmente a maioria no que diz respeito aos jogadores que expressam reservas quanto a este tipo de modas, e é compreensível. Contudo, acredito que exista uma certa quantidade de jogadores cuja motivação é ‘jogar para contribuir’, ou seja querem ajudar a transformar o jogo em algo mais interessante“.

Matsuda acredita que o facto dos jogadores poderem ser compensados pelas suas criações digitais em videojogos poderá revitalizar os conteúdos criados por utilizadores dentro de videojogos e argumentou que o défice de incentivos já prejudicou este tipo de criações no passado.

Podes ler a carta na íntegra aqui.


Insaciável curioso e consumidor de literatura, videojogos, cinema e anime. Tem preferência por uma boa história. Podes segui-lo em @Riuuzaki_23.

Share