Pro Baskteball Manager 2022 – Análise

Pro Basketball Manager 2022 é a resposta para os fãs que procuram uma simulação mais profunda de basquetebol. Combina elementos de simulação de gestão desportiva, evocando títulos como Football Manager, e leva-os para dentro do court – com uma variedade ímpar de ligas e jogadores.

De facto, esta será talvez a maior vantagem de Pro Basketball Manager 2022. O jogo tem um leque inigualavelmente vasto de ligas à disposição. Muito para lá da NBA, temos a Liga Portuguesa e praticamente todas as ligas europeias, bem como ligas sul-americanas e africanas.

A premissa de Pro Basketball Manager 2022 é simples: pegar no que havia sido feito em Pro Basketball Manager 2021 e expandi-lo, com mais opções táticas, mais profundidade nas negociações e uma série de outras nuances na gestão do clube.

Pro Basketball Manager 2022 é relativamente amigável para um iniciado nos simuladores, mas não para um desconhecedor da modalidade. Quer isto dizer que o jogo faz um bom trabalho a explicar os diferentes sistemas, com painéis de tutoriais para formações, treinos, finanças, negociações, etc. Mas quem desconhece os básicos do funcionamento do basquetebol, vai precisar de uns quantos vídeos introdutórios ao desporto.

Sempre que abrimos um novo painel, temos acesso a um tutorial acerca desse segmento específico do menu.

Note-se: isto não é um ponto negativo. Quem já jogou outro simulador de gestão desportiva vai estar familiarizado com grande parte dos sistemas. É possível definir treinos, formações, escolher o 5 inicial, contratar jogadores e procurar potenciais estrelas noutros países. Toda esta profundidade pressupõe que o jogador já tem um conhecimento básico do funcionamento do desporto. Quem está à procura de molhar os pés no mundo do basquetebol através dos videojogos deverá pegar em títulos mais leves, como NBA 2K.

A interface está simples mas bem conseguida. Apesar de algumas letras serem demasiado pequenas, tudo parece funcionar de maneira correta, e até os avatares falsos têm alguma personalidade. No que toca às equipas, temos ligas licenciadas e outras que, embora não tenham nomes autênticos, permitem perceber de que jogador se tratar (LaBron Jamas, dos Hollywood, não deixa muito à imaginação). Além disso, as estatísticas correspondem à habilidade do jogador na vida real.

Também é muito fácil descarregar Patches com os nomes de jogadores e equipas reais, bem como símbolos de clubes e competições. A Umix Studios conseguiu uma bela incorporação da comunidade de modding no jogo – não é por acaso que logo no menu principal temos um gestor de mods.

Com dois ou três cliques na Steam Workshop, conseguimos garantir os nomes e símbolos autênticos das equipas.

Ao escolher a equipa e entrar numa carreira, a primeira coisa com que nos deparamos é uma longa janela de pré-época, na qual temos de nos certificar de que preparamos a equipa e nos reforçamos nas áreas necessárias.

No que toca à preparação da equipa, PMB 22 não nos dá grandes opções: não podemos escolher tipos de treino específicos, como lançamentos longos ou troca de passes, penetração, etc. Isto são instruções que podemos dar aos jogadores, mas que não podemos treinar entre jogos. O treino apresenta três opções distintas: Equilibrado, Ofensivo ou Defensivo.

Num desporto como o basquetebol, é muito interessante poder coordenar jogadas estudadas, definir uma movimentação específica para o momento clutch da partida, definir instruções ofensivas mais aprofundadas, etc. PMB tem precisamente essa ferramenta, ideal para os Dame Time ou para o momento High School Musical dentro do court (a validade desta análise pode ser colocada em causa por usar uma referência de HSM no basquetebol. Mas a movimentação da equipa na jogada climática é de realçar, pese embora a má ação defensiva no perímetro).

Um dos elementos mais interessantes de PBM 2022: a capacidade de definir jogadas manualmente.

Podemos definir as movimentações individuais de cada um dos cinco membros da equipa, escolher quando é que passam, quando fazem um screen, quando lançam a bola, etc.


Continua…

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