OlliOlli World – Análise

OlliOlli World, o mais recente da franquia, foi oficialmente lançado no passado dia 8 de fevereiro. Consigo, trouxe toda a magia dos antecessores – OlliOlli Xbox One (2014) e OlliOlli 2: Welcome to Olliwood (2015), mas agora chega-nos de uma forma 3D inesperada, que consegue manter [na íntegra] todo o encanto do 2D original, que só é possível nesta era frenética dos videojogos, sustentada por um avanço tecnológico atroz, aliado das incríveis potencialidades da nova geração. Tudo isto se reflete nos novos visuais de OlliOlli e na animação representada em Radlandia.

Bem-vind@ à Radlandia

Na pele de recém-chegados a Radlandia, somos postos à prova, tendo a oportunidade de mostrar o nosso valor enquanto verdadeiros skatistas. Mas se acham que valemos o número de “Flips” ou “Ollies” que conseguimos fazer, desenganem-se. OlliOlli World dá-nos muito mais do que uma experiência tecnicamente exigente (herdeira dos títulos anteriores). Também oferece um mundo fantástico que nos permite conhecer personagens incríveis, todas elas representativas de algo ou alguém e que têm como objetivo enriquecer o Skateboard como um desporto completo.

OlliOlli World faz-nos viver a cultura do Skateboard: fazemos amigos, andamos em grupo à procura da próxima adrenalina, desafiamo-nos mutuamente e construímos momentos de confraternização únicos que ficam marcados, para sempre, no nosso skate.

Tutorial

Considerei pertinente mencionar o tutorial do jogo, não só pelos estreantes na franquia, mas também porque este se encontra extremamente bem feito, estando inteligentemente enquadrado na narrativa do jogo. Na cultura dos videojogos de desporto, é usual existir um tutorial massivamente focado nas habilidades, o que pode transformar o processo de aprendizagem do jogador numa experiência curta e intensa e, por isso, pouco interessante. Muitos são os que dão skip ao tutorial e preferem aprender as mecânicas no jogo propriamente dito.

(…) o Skateboard como uma cultura e não apenas um desporto…

OlliOlli World aborda o Skateboard como uma cultura e não apenas um desporto, cativando a atenção dos jogadores desde o início. Assim, o tutorial é feito à medida que vamos conhecendo os nossos novos amigos. Vamos querer passar cada fase pois cada uma dá-nos a sua respetiva recompensa e permite-nos conhecer um pouco mais sobre as personagens (cada uma com a sua excentricidade) e sobre o mundo de Radlandia.

Um skate, uma história

OlliOlli World tem uma aparência caricatural, onde o foco são maioritariamente as personagens representadas por uma palete de cores divertida e formas excêntricas de ser. Esta combinação faz do título uma história encantada, onde não há reis e rainhas com coroas na cabeça, mas sim deuses do skate com cabeças de gelado. OlliOlli World entrega-nos uma narrativa imprevisível, onde cada skate tem uma história para contar.

Preparem-se para percorrer um longo caminho e marcar o vosso skate com desafios fisicamente fatigantes, mas emocionalmente compensadores.

‘Estilo skatista’

OlliOlli World satisfaz o desejo de todos aqueles que procuram um jogo cuja personalização de personagem tenha substância. Estamos perante um nível completamente insano de customização que nos permite um número infinito de combinações que garante, à nossa personagem, um estilo único.

Estamos inseridos num universo extravagante e, por isso, fazer sobressair a nossa personagem podia ser uma árdua tarefa, não fosse a variedade de opções que nos permite o ajuste de tudo, desde o físico e roupas até (quase) todos os componentes do skate e até algumas animações. À medida que jogamos e completamos desafios, desbloqueamos mais opções cosméticas.

Cair quantas vezes forem necessárias

O mundo fantástico de OlliOlli World em nada compromete a parte técnica escrupulosa associada ao desporto. Aliás, tudo aquilo que os antecessores trouxeram está devidamente preservado, apenas apresentado com visuais mais modernos e realistas, respeitando o formato da animação. Quero com isto dizer que os percursos encontram-se repletos de sequências absolutamente emocionantes. Os famosos rails (trilhos) continuam presentes, combinados com wallrides de curta e longa distância, onde a câmara potencializa a manobra, ao ajustar-se à escala (dimensão) do truque que estamos a fazer.

A pressa é inimiga da perfeição e a persistência é aliada do sucesso.

Em OlliOlli World o caminho não é só para a frente; esquerda e direita! O jogo permite aos jogadores utilizar quarter pipes e zigue-zagues complexos. Na verdade, assim que nos ‘fazemos à pista’, os verdadeiros desafios começam, até porque cada nível apresenta conquistas diferentes e, como qualquer skatista que quer atingir a excelência, é difícil nos contentarmos com troféus por receber.

A pressa é inimiga da perfeição e a persistência é aliada do sucesso. Vão cair muitas vezes, mas vão levantar-se muitas mais, e melhorar significativamente. OlliOlli World faz-nos sentir essa margem de progressão e, seja de que forma for, a melhor pontuação faz-se aproveitando todas as oportunidades para executar as manobras mais difíceis (as quais trabalhamos para lá chegar) que nos vão classificar com distinção na tabela final.

Para terem uma noção, cheguei a estar aproximadamente 15 minutos presa no mesmo sítio, com a sequência rail -> wallride -> rail – aparentemente fácil, mas devido às distâncias e obstáculos entre os objetos, foi uma verdadeira batalha contra o impulso (in)suficiente nas milésimas de segundo necessárias para a realização. Felizmente, há checkpoints, que não só asseguram a reinicialização, mas também asseguram os pontos adquiridos até então.

OlliOlli World não quer castigar os jogadores pelas suas manobras mal executadas…

Isto faz-nos ser mais ambiciosos e experimentar mais combos, não tendo receio de perder toda a progressão do nível, e aumentando as nossas skills enquanto skatistas. OlliOlli World não quer, por isso, castigar os jogadores pelas suas manobras mal executadas, mas sim recompensá-los quando estas são executadas eximiamente.

Sê melhor do que tu

OlliOlli World também apresenta desafios aos jogadores que visam a competição online, registando os scores atingidos por outros skatistas espalhados pelo mundo. No entanto, os melhores desafios são aqueles que nos permitem superar os nossos scores anteriores.

Tendo em conta que o jogo foi projetado para receber jogadores de todos os níveis de habilidade, praticamente qualquer pessoa poderá ver tudo o que Radlandia tem para oferecer. Afinal de contas, concluir um nível significa simplesmente chegar ao final, sem qualquer tipo de pontuação como requisito mínimo.

Isto implica que, qualquer jogador, chegando ao final, esteja no auge da carreira, tornando-se um deus do skate. Assim sendo, ter a oportunidade de revisitar os locais anteriores e repetir os níveis para quebrar todos os recordes e concluir os objetivos na totalidade é, sem dúvida, extremamente satisfatório.

Melhor amiga do desporto

E o que seria do desporto, no geral, sem uma música a propósito, para acompanhar as descargas de adrenalina e marcar ritmicamente os pontos clímax de quaisquer manobras?

(…) preparem-se para traçar um caminho inesquecível, onde cada música promete integrar aquele que vai ser o álbum amigo, companheiro de viagem.

A música é uma grande aliada do desporto e, em OlliOlli World, existe um leque de opções que os jogadores podem explorar enquanto mostram à comunidade de Radlandia que têm tudo o que precisam para ser o próximo deus do skate. Desde faixas mais calmas que contemplam todas as paisagens da cidade, às faixas mais ritmadas, bem ao estilo freestyle (conhecidos do género), preparem-se para traçar um caminho inesquecível, onde cada música promete integrar aquele que vai ser o álbum amigo, companheiro de viagem.

Radlandia pode não aparentar os habituais locais para um jogo de skate. No entanto, este facto não tira credibilidade ao jogo, antes pelo contrário. OlliOlli World trata o Skateboard não apenas como um desporto, mas como um estilo de vida. As paisagens são vibrantes, coloridas e excêntricas, tornando o jogo ainda mais vistoso, acompanhado da exigente jogabilidade conhecida dos antecessores. O novo OlliOlli promete servir todos os jogadores, desde os mais hardcore, aos novatos que se aventuram com o skate pela primeira vez. Em pleno 2022 vem mostrar que o skate não é apenas uma fase e que o desporto tem a sua merecida longevidade no mundo dos videojogos, apresentando-nos a personagens cativantes, amigáveis e companheiras de aventura, que retratam toda a cultura envolvente do Skateboard e também a exigente técnica e competição inerente a qualquer apaixonado pela arte e desporto do skate.

Share