Atelier Sophie 2: The Alchemist of the Mysterious Dream – Análise

Atelier Sophie 2: The Alchemist of the Mysterious Dream é a 22ª entrada na série de jogos Atelier, uma franquia com pouca projeção no Ocidente, mas com lealdade suficiente dos fãs para garantir mais de duas décadas de lançamentos. Este é o segundo título que conta com Sophie Neuenmuller como protagonista.

E a história de Atelier Sophie 2 começa logo após os eventos do original. Sophie e a sua fiel companheira Plachta, uma alquimista transformada em livro falante e depois em boneca senciente (sim, isso mesmo), a viajarem o mundo em busca de uma forma de tornar Plachta numa pessoa real, em vez de uma consciência presa numa boneca.

Nesta jornada, encontram um misterioso portal que as leva para o Dream World, uma espécie de mundo entre mundos, onde Sophie perde Plachta, mas encontra uma versão alternativa da mesma. Em Dream World, percebe que habitam uma série de personagens que não têm nenhuma relação com o mundo real, pelo que esta Plachta não se lembra de Sophie. Para encontrar a sua amiga e voltar ao nosso mundo, tem de falar com a misteriosa Elvira.

É confuso? Sim, totalmente. A história é em grande parte confusa, e progride de forma irregular, com figuras do passado de Sophie a surgirem e as interações entre personagens a fazerem muito pouco sentido. Acaba por ser uma história com pouca profundidade, apenas a suficiente para nos manter interessados no gameplay.

Para fazer prefácio à secção de jogabilidade, confesso que parti de uma posição de grande desconhecimento face ao género JRPG, apenas com umas efémeras experiências em Final Fantasy VII e XV. Apesar da avançada idade da franquia, Atelier Sophie 2 provou ser extremamente fácil de compreender, com um combate por turnos simples, mas eficaz, e um sistema de alquimia que funciona como um 4 Em Linha de Última Geração.

É confuso? Sim, mas desta vez no bom sentido. Como os outros jogos da franquia, a alquimia (criação de poções) assume uma posição central, com a capacidade de criar diversas poções a partir do nosso Atelier. Este é o elemento distintivo de Atelier Sophie 2. Cada elemento de crafting tem um conjunto associado de Elementos, que são depois dispostos num quadro, no qual temos de juntar o máximo de objetos do mesmo elemento para dar os melhores atributos ao objeto.


Continua…

Share