The King of Fighters 15 – Análise

Depois de um regresso moderadamente triunfal em King of Fighters XIV, a nova entrada na franquia promete solidificar a sua posição na transição para personagens 3D, com melhorias gráficas, mais opções únicas de combate e a mesma variedade de personagens de sempre.

King of Fighters é neste momento a principal franquia de combate da SNK, mas o título de 2017 tinha deixado um sabor algo amargo: era novamente um excelente fighter, com a luta por equipas a oferecer uma profundidade tática única, mas os gráficos e a interface do utilizador aproximavam King of Fighters XIV mais de um título indie, do que dos gigantes Tekken ou Street Fighter, com os quais quer competir.

Em King of Fighters XV, a franquia volta a tomar o seu lugar na arena dos campeões. Isto é visível desde a primeira vez que o ligamos, com um menu redesenhado, simples e mais acessível que nunca. O maior salto, sem dúvida alguma deu-se nos gráficos. King of Fighters XIV deixara muito a desejar, com pouca personalidade nos traços das personagens, e muito pouca atenção ao detalhes. É uma limitação que, em parte, é explicada pelo facto de este ter sido o primeiro título da franquia com design de personagens em 3D.

Agora, embora não tente de modo algum ser fotorrealista, King of Fighters conseguiu encontrar a sua identidade neste novo ambiente gráfico. É como se cada personagem tivesse traços mais acentuados e mais profundidade. Temos um espetáculo visual muito mais interessante.

Como vem sendo cada vez mais habitual em jogos de luta, há um Story Mode. Escolhemos um grupo de 3 lutadores e seguimos a sua história, pelas 6 lutas que fazemos. É um modo que pode parecer curto, já que o terminamos em duas horas e provavelmente ficamos a perceber muito pouco do enredo, mas na verdade é possível passar muito tempo neste Modo Campanha. Cada grupo pré-feito de três lutadores tem uma história específica e cutscenes únicas. À medida que vamos completando as várias histórias, e conhecendo melhor o lore de King of Fighters, percebemos cada vez melhor a história e o que está em jogo neste torneio.

King of Fighters XV não é particularmente amigável com principiantes, pelo menos na forma como apresenta as suas mecânicas. O Tutorial pode ser completado em cerca de 30 minutos e, embora seja suficiente para captar os aspetos básicos, não explica da melhor forma em que consiste o Max Mode, e a transição para Quick Mode.


Continua…

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