Sherlock Holmes: Produtores revelam como estão a trabalhar durante a guerra

O estúdio Frogwares, responsável por Sherlock Holmes: Chapter One, situa-se em Kiev, na Ucrânia e partilhou como é desenvolver um jogo durante uma guerra.

Sherlock: Holmes: Chapter One foi lançado em novembro de 2021 e o estúdio anunciou recentemente o DLC M for Mystery para PC, PS5, e Xbox Series X|S e o lançamento de Sherlock Holmes: The Devils Daughter para a Nintendo Switch dia 74 de abril de 2022.

Estes lançamentos são feitos impressionantes, tendo em conta que a Frogwares tem o seu quartel general em Kiev, com escritórios também em Dublin. Segundo explicou a equipa, “apesar de estar envolvida numa guerra horrenda, a maioria da equipa ucraniana conseguiu isto por meio de parceiros externos e um punhado de funcionários remotos. Eles agora pretendem adaptar-se à situação e fazer o que puderem para manter o estúdio em funcionamento à tona da água.”

“Simplificando, precisamos manter o estúdio vivo e a funcionar no melhor das nossas habilidades agora mais do que nunca”, disse o CEO da Frogwares, Wael Amr. “Não se espera que ninguém da equipa venham trabalhar, apenas aqueles que podem e que querem. Alguns da equipa tornaram-se voluntários a tempo integral nos esforços humanitários em todo o país. Outros juntaram-se às forças de defesa. Os restantes estão em vários locais, no estrangeiro ou no país, e já se disponibilizaram para trabalhar remotamente. Nós continuamos a pagar a essas pessoas da equipa.”

“Para aqueles que combatem ou se voluntariaram, cada um de seus lugares na equipa estará à sua espera no final da guerra. Mas essencialmente é através de um grupo de funcionários que fugiram da Ucrânia para países vizinhos da UE e daqueles que se mudaram para lugares mais seguros que mantemos a Frogwares a funcionar. Somos um estúdio independente sem financiamento externo, investidores ou empresa-mãe para nos manter à tona.

“Então cabe-nos a nós sozinhos e através do apoio de nossos jogadores que desejam jogar os nossos jogos manter este estúdio vivo. E à medida que esta guerra se arrasta cada vez mais, nós e as pessoas de toda a Ucrânia estamos a perceber que mesmo que não estejamos envolvidos diretamente na luta, precisamos de manter as coisas a andar para a frente. Para que, quando tudo isto acabar e for hora de reconstruir e recomeçar, não comecemos do zero.”

Há várias organizações que ajudam as vítimas da guerra na Ucrânia para as quais podes contribuir, caso estejas interessado em ajudar. Confere em baixo algumas delas.

Dá também uma vista de olhos no mais recente Humble Bundle, cujos lucros revertem para organizações humanitárias.


Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios em @pmnpestana

Share