Chrono Cross, Chrono Trigger e Final Fantasy 6 inacessíveis na PS3

Jogadores que adquiriram digitalmente títulos como Chrono Cross, Chrono Trigger e Final Fantasy VI estão impossibilitados de jogar estes títulos na PS3 e PS Vita. Surge uma mensagem a dizer que o conteúdo expirou… em 1969.

A informação é avançada pela Kotaku, que dá conta de uma série de utilizadores da PlayStation que, tendo adquirido a versão digital de Chrono Cross na PS3, queriam voltar a descarregá-la para a consola. Ao fazerem-no, surge uma mensagem no ecrã que diz que o conteúdo expirou a 31 de dezembro de 1969.

O editor do GamesHub, Edmond Tran, sofreu do mesmo problema, mas afirma que conseguiu descarregar Chrono Cross na sua PS Vita.

Inicialmente, suspeitava-se de que isto fosse uma tentativa de levar os jogadores a comprar a recém lançada Dreamers Edition de Chrono Cross. A Kotaku, porém, afirma que o problema também se regista em títulos como Chrono Trigger e Final Fantasy VI.

No Reddit, o utilizador u/boreallis78 afirmou que todos os seus jogos digitais tinham expirado. Outro utilizador afirma que a solução mais rápida é renovar a subscrição do PS Plus, pois trata-se de um bug no sistema da Sony. Comprando uma subscrição nova, os jogos regressam à biblioteca.

Para quem não quiser renovar a subscrição, mas continuar a ter acesso aos títulos que já detém, há uma solução mais complexa, que passa por desconectar a Vita da conta PSN, reformatar o stick de memória, voltar a ligar a Vita à conta PSN e fazer novamente o download dos jogos.

É um método que parece não funcionar com todos os utilizadores, tendo em conta as respostas na thread.

Para já, a Sony não emitiu qualquer comunicado sobre a situação, mas parece tratar-se mesmo de um erro do sistema.

Recordamos que, em março do ano passado, foi anunciada a intenção de retirar por completo os conteúdos PS3, PSP e PS Vita da PS Store, medida que acabou alterada após queixas da comunidade. Os jogos da PS3 e PS Vita continuam disponíveis na loja digital, mas a PSP foi descontinuada na Store em julho de 2021.


Gonçalo Taborda nasceu a chorar, estudou para falar e viveu a jogar. Foi ele que inventou esta frase e orgulha-se muito disso. Adivinhou a plot twist do SW:KOTOR antes do final da história e chegou a Silver V no LoL, por um dia. Podes segui-lo em @OMelhorTaborda

Share