MotoGP 22 – Análise

A franquia MotoGP da Milestone regressa em 2022, para mais uma volta de consagração. Como único simulador oficial de MotoGP, será que a franquia corre o risco de abrandar? A produtora procurou refrescar a fórmula, com a introdução do modo Nine Season 2009, uma visita à época de 2009, que deu o nono título de campeão mundial a Valentino Rossi.

Antes de entrar na pista, MotoGP 22 apresenta os menus com um layout diferente, numa tentativa de se distanciar das últimas três edições que foram criticadas por terem poucas diferenças entre si.

O novo menu de MotoGP 22.

Mudanças visuais à parte, a análise desta edição tem de começar pelo Nine Season 2009. Apesar da infeliz nomenclatura (tentem dizer o nome três vezes muito rápido), é uma ideia original e, acima de tudo, bem executada. Recapitula a temporada de 2009 de MotoGP, da primeira à última etapa. Conta a história da época, mas não apenas do campeão Valentino Rossi – podemos rever as batalhas de Jorge Lorenzo, Casey Stoner, Dani Pedrosa e tantos outros motoristas que brilharam no asfalto naquele ano.

É como ter um documentário jogável de MotoGP, e isto estende-se à apresentação de excertos reais de corridas, que depois transitam para momentos virtuais nos quais os jogadores tomam controlo de um dos condutores. Os modelos autênticos das motas, liveries e circuitos de 2009, bem como o grafismo próprio das transmissões televisivas são pequenos toques que tornam a experiência de Nine Season 2009 numa agradável surpresa.

Como alguém que se lembra de viver as emoções da luta Rossi VS Lorenzo na Catalunha, ou a vitória de Lorenzo no GP do Estoril desse ano, poder revisitar estes momentos e desbloquear algumas memórias teve um gosto ainda mais especial.

MotoGP22 apresenta um forte alinhamento de motas clássicas, desde as histórias 500cc que agiam como touros descontrolados dentro da pista, à Honda de Rossi. Num bonito toque por parte dos produtores, o falecido Marco Simoncelli e a sua mota também fazem parte da grelha.

MotoGP 22 conta com motas históricas de diferentes eras.

Mesmo com todas as mudanças visuais nos menus, o Modo Carreira continua praticamente inalterado. Não é algo necessariamente negativo, porque a base já era sólida e apresenta um desafio interessante para novatos e veteranos. Podemos criar a nossa própria equipa ou entrar numa nova. Depois, gerimos o staff, alocando mais ou menos recursos ao desenvolvimento dos diferentes componentes da mota (Motor, Aerodinâmica, Tecnologia, etc) de modo a ir melhorando a máquina ao longo da época.


Continua…

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