O presente e futuro do futebol virtual em Portugal

Como não poderia deixar de ser, os esports são uma das grandes atrações do Meo XL Games 2023. A decorrer até domingo na Exponor de Matosinhos, não faltam competições profissionais ou amadoras, e um dos maiores destaques é inevitavelmente EA Sports FC, um dos jogos de eleição dos jogadores portugueses.

A Federação Portuguesa de Futebol, que aposta cada vez mais na vertente do futebol virtual, teve na Meo XL o placo para o sétimo Christmas Challenge, que acabou por ser vencido pelo italiano Karim ‘Karimisbak’ Rmaiti, ao derrotar na final o seu colega de equipa Diogo Pombo, melhor conhecido por tuga810.

Foi antes da derradeira partida entre tuga810 e Karimisbak que conseguimos falar com Raul Faría, coordenador do projeto de esports da Federação Portuguesa de Futebol, para fazer um balanço rápido do ano e do que se avizinha para a modalidade.

IGN Portugal: Como é estar aqui com este evento físico?

Raul Faria: É uma alegria marcar presença no Meo XL. É uma presença habitual já desde 2017, a Federação de Futebol marca presença nestes grandes eventos de Gaming com a sua arena de futebol virtual e não só. Durante estes quatro dias, temos também futebol físico mais tradicional, torneios mais competitivos, torneios para a Comunidade e portanto, isto já é uma prática da Federação Portuguesa de Futebol desde 2017: ir ao encontro da Comunidade Gaming e dos esports e marcar presença aqui com uma dinâmica à volta do futebol e do futebol virtual.

IGN Portugal: Qual é o balanço que fazes da saúde do futebol virtual nacional?

Raul: O futebol virtual a nível nacional está de grande saúde. Nós temos grandes jogadores, temos grandes competições e a verdade é que o Christmas Challenge está a ser um exemplo nesse sentido, está a ser uma grande competição, com grandes jogadores, é um grande espetáculo também para o público, não só em stream, mas também aqui nas bancadas.

E a verdade é que tem sido assim ao longo dos anos, com um desenvolvimento da comunidade muito bom na nossa perspetiva e também na perspetiva dos próprios jogadores e clubes, com a adesão de clubes, a adesão dos jogadores e depois também com resultados não só a nível nacional, como também a nível internacional com a nossa seleção, com conquistas dos nossos jogadores nacionais em competições internacionais. No geral, podemos afirmar que o futebol virtual, o efootball está com uma saúde impecável.

IGN Portugal: Com 2023 a terminar, quais são as perspetivas para o ano que se avizinha?

Raul: Portanto, a nossa época está a começar. Isto é o nosso primeiro grande torneio da época. É uma época atípica porque temos aqui uma alteração no que diz respeito ao videojogo relacionado com o futebol, que é o EA FC 24 e esta alteração trouxe novos desafios não são só para nós, FPF, mas também para os jogadores e para todos os clubes. Nós estamos a fazer essa adaptação, procurando sempre garantir as melhores condições para todos os jogadores e para todos os clubes e garantir também muita competição, um ecossistema saudável que permita o seu desenvolvimento, e é nisso que estamos focados.

Na nossa opinião, estamos a começar bem aqui no MEO XL e a ambição é grande. Ao longo da época, queremos conseguir oferecer mais experiências e desenvolver o futebol virtual ao nível que nós queremos, com conquistas não só nacionais, mas internacionais.

IGN Portugal: Com esta mudança para o EA Sports FC, quais foram os maiores desafios para os jogadores?

Raul: O maior desafio foi o calendário Internacional, que mudou. O calendário era gerido também pela FIFA, não só pela EA. Agora é gerido exclusivamente pela EA. Isso trouxe muitas novidades para os jogadores, não só no calendário em si, mas também nos meses de competição, no número de competições, e também a nível de jogo e aquilo que é o regulamento dos jogadores.

Muitos deles estão a jogar agora nas competições internacionais em partidas de 9 minutos. Antigamente, jogava-se 6 minutos cada parte e agora são 9 minutos cada parte. Passar de um formato Bo2 agregado para um formato Bo1 foram grandes alterações a nível do panorama internacional.

A nível nacional, nós estamos também a fazer essa adaptação, mas ainda estamos com um formato mais clássico, baseado naquilo que era a época passada, mas provavelmente também vamos ter que olhar para esses novos desafios com o feedback dos jogadores e perceber de facto como é que vamos acompanhar essa evolução na modalidade e é esse o grande desafio que paira agora sobre a nossa comunidade.

Mais sobre isto: A nossa análise de EA Sports FC 24

IGNPT: E olhando para as novas gerações e o número crescente de jogadores de futebol virtual, qual é o Conselho que lhes podes deixar

Raul: Para já, que tenham gosto em praticar a modalidade, joguem EA FC ou outro jogo de futebol virtual com gosto. Comecem de uma forma casual a competir contra os amigos, a competir em torneios casuais ou nos qualificadores da FPF e depois de facto, se tiverem a prova que dentro do campo virtual são bons e que têm qualidade, comecem a crescer, a subir na pirâmide até conseguirem ter a oportunidade de estar nestes palcos, e aí sim a jogar cara-a-cara com os grandes craques da nossa comunidade e quiçá depois vir a representar um clube e começar então uma carreira de futebol virtual.

No fundo, começar na comunidade, com gosto ao jogo, de forma casual, sem pressão. Até um dia perceberem se têm mesmo qualidade para estar nestes palcos.

IGNPT: E agora, uma pergunta mais pessoal, qual é a tua equipa e tática favorita?

Raul: A minha tática é o 442, a minha equipa não é assim nada de especial, eu gosto de jogar com uma mistura de jogadores da nossa seleção nacional e outros jogadores pelos quais tenho um gosto pessoal, portanto é uma equipa mais casual no verdadeiro sentido da palavra, mais para desfrutar do jogo, e portanto não é uma equipa nada competitiva, é mesmo só para desfrutar do jogo.

IGNPT: O jogador favorito na tua equipa?

Raul: O meu jogador favorito nesta tática neste momento é o Diogo Jota!


Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios em @pmnpestana

Share