Take-Two combate disseminação do código fonte de GTA III e Vice City

A distribuidora da franquia Grand Theft Auto, Take Two Interactive, teve de tomar medidas para evitar que os jogadores partilhassem o código fonte de GTA III e GTA Vice City. Isto surge depois de um grupo de modders ter conseguido o acesso ao código através de engenharia reversa.

Não é só a CD Projekt Red que tem de se preocupar em proteger informações sensíveis sobre os seus jogos. Mas desta vez as razões que levaram a esta descoberta do código-fonte não são tão nefastas. GTA III e GTA Vice City são tidos em boa conta graças à facilidade com que permitem aos jogadores implementar alterações e mods.

E foi isso que levou um grupo de fãs a aplicar engenharia reversa, de modo a perceber os princípios programáticos destes dois títulos. Ao contrário do que aconteceu com a CD Projekt Red, cujos ficheiros foram vendidos por 7 milhões de dólares, este grupo de modders apenas procurava facilitar o trabalho de alterar o conteúdo dos jogos.

De acordo com a MP1ST, os modders de GTA III e GTA Vice City, outros modders já tinham conseguido corrigir bugs antigos, remover os tempos de loading e até fazer ports dos títulos para a PS Vita e Nintendo Switch. Isto tudo devia-se à facilidade dada pelo facto de o código-fonte estar disponível.

Entretanto, a Take Two interveio, invocando o Digital Millennium Copyright Act (DMCA) e eliminando as publicações de fóruns que continham este código-fonte.

A polémica surge numa altura em que os fãs especulam quanto a uma remasterização destes títulos para a nova geração de consolas. Por isso, esta proteção da Take Two também pode mesmo sugerir algumas ideias para futuros lançamentos.


Gonçalo Taborda nasceu a chorar, estudou para falar e viveu a jogar. Foi ele que inventou esta frase e orgulha-se muito disso. Adivinhou a plot twist do SW:KOTOR antes do final da história e chegou a Silver V no LoL, por um dia. Podes segui-lo no Twitter: @OMelhorTaborda

Share