Genshin Impact: Personagens, raridade e o que é um gacha

Genshin Impact tem conquistado milhares de jogadores em todo o mundo, registando mais de 17 milhões de downloads nos primeiros 4 dias e ocupando os lugares cimeiros da Twitch.

O jogo é composto por inúmeras mecânicas comuns de outros jogos que podemos observar num tradicional título da PlayStation ou PC, mas funde um sistema já famoso nos jogos mobile, que serve de fonte de rendimento de algumas das maiores apps para smartphone, definidas como Gachas.

O que raio é um Gacha?

A palavra gacha provem de gashapon, as típicas maquinas de cápsulas do Japão, contendo bonecos ou acessórios que constituem uma coleção. Por terras lusas é comum vermos este tipo de maquinas nos cinemas NOS. Ao colocar-se uma moeda é nos garantindo uma cápsula aleatória, que tem a probabilidade de ter um item raro.

Maquinas Gashapon.

É exatamente este o sistema que encontramos em Genshin Impact, mas o jogo do estúdio miHoYo está longe de ser pioneiro. Jogos gacha são bastante comuns no mercado mobile, sendo os mais conhecidos Dragon Ball: Dokkan Battle, Granblue Fantasy e Fate/Grand Order, o colosso que já arrecadou mais de 4 mil milhões de dólares desde 2015. Um mercado de milhares, que convida os jogadores a investir muito do seu tempo e dinheiro.

…Fate/Grand Order, o colosso que já arrecadou mais de 4 mil milhões de dólares desde 2015

Tradicionalmente, cada um desses jogos vai lançando todos os meses Banners temporários, compostos por novas personagens, muitas vezes mais poderosas que as já existentes, aliciando o jogador a investir os seus recursos para tentar obter a unidade do momento.

Summon é o termo que se dá ao processo de invocar essas personagens, por norma divididos em Singles e Multis, que tal como os nomes indicam, servem para invocar uma ou várias personagens. Os Multis na maioria dos casos possuem algum tipo de incentivo, como uma personagem rara garantida ou uma unidade a mais que aquelas que teriam se fizessem Singles, pelo mesmo valor.

Esta aleatoriedade serve de dopamina a muitos jogos espalhados pelo mundo, desde os boosters de Magic the Gathering, às armas e armaduras de Diablo, Destiny e muitos outros RPGs. A randomização e probabilidade podem tornar-se “viciantes”, ao ponto de decidirmos investir dinheiro real.

Percentagens e Raridades

Wishes é o nome que se dá aos Banners de Genshin Impact, que usam Acquaint Fate ou Intertwined Fate como recurso de invocação. Para mais detalhes sobre o que são as unidades monetárias do jogo, consultem o nosso guia para iniciantes.

Agora surge algo que ninguém quer ouvir e que envolve percentagens. A probabilidade de conseguirem uma unidade de 5 estrelas é mínima, sobretudo quando procuram uma personagem em específico.

A probabilidade de calhar uma personagem ou arma de 5 estrelas é 0.6% e uma de 4 estrelas é de 5.1%. Só por aqui dá para perceberem a dificuldade em obter o que procuram, por muito que amealhem Acquaint Fates suficientes para um summon, o mais provável é não conseguirem uma personagem ou arma de 5 ou 4 estrelas, com as armas de 3 estrelas a preencherem 94.3% da estatística.

Estes valores parecem ridículos, mas são a base de todos os jogos gacha e o motivo que faz os jogadores continuarem a tentar, até obterem o que procuram.

Personagens e Armas

Tal como já perceberam, o sistema é muito idêntico às lootboxes, embora nos gacha definam o gameplay e estejam longe de ser simples elementos cosméticos.

Genshin Impact conta de momento com 22 personagens para colecionar, cada uma com um elemento e arma especifico à unidade. É a fusão entre elementos como Hydro (Água) e Frost (Gelo), que permitem que controlem o campo de batalha ou defiram mais dano aos adversários e bosses que encontram.

A procura contínua pela Party mais poderosa serve de força motora ao coleccionismo e justificação para o impulso de investir dinheiro real no jogo. Isso pode ser reforçado por um YouTuber que acompanhem, por exemplo, que vos diga “esta é a melhor Party de sempre”, ou pelas múltiplas Tier Lists que definem e classificam as personagens existentes.

Tier list genshin.gg

Tentem-se desinibir disto tudo, e desfrutem do jogo a cima de tudo. De momento não existem barreiras impossíveis de quebrar em Genshin Impact, não existe nada que exija que possuam personagens ou armas de 5 estrelas, mas nada garante que esse modelo vá continuar, nada nos garante que as coisas não se alterem no futuro.

Quer seja pelo colecionismo, pelo gameplay ou pelo simples amor que se tenha pelas personagens e a sua história, tudo serve de desculpa para nos aventurarmos e darmos uma oportunidade a um título gacha.

Explorem e testem se for a vossa praia então terão um jogo para horas e horas que tem conquistado milhares.


André Henriques é o “puto” do IGN Portugal, viciado em jogos Hack and Slash, japonesices, música e basquetebol. Podes segui-lo em @Andretgv0

Share