PS5: Interface não tem temas personalizados

Os temas desempenharam, ao longo do tempo, um grande papel na vida da PS4, como forma de personalizar a interface do usuário da consola.

Estão disponíveis centenas de temas para os jogadores comprarem ou descarregarem gratuitamente, assim como a escolha de músicas dos jogos de eleição, no Hub PS4. Isto é algo que não vai acontecer com a interface da PS5, pelo menos para já.

A PS5, na nossa experiência de pré-lançamento, não tem temas. O IGN entrou em contacto com a Sony para averiguar esta decisão e a possibilidade de personalização da interface poder acontecer no futuro. Assim que tivermos confirmação, vais ser o primeiro a saber! Para já, existe pelo menos uma razão plausível para não haver temas na nova consola.

 

De uma forma geral, a interface da PS5 tem uma abordagem inversa à da PS4. O sistema de última geração da Sony colocou todos os seus ícones em exibição de uma vez e tornou-os o destaque da UI. Um conjunto de jogos, aplicativos e ícones de configurações são, com muita frequência, mostrados em destaque simultaneamente no ecrã O que a interface da PS5 faz é mover muitos desses recursos para o topo ou para o pop-up do Control Center – que atua em sobreposição à PS5.

Cada jogo tem assim o seu próprio mini-tema. Por exemplo, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales mostra uma grande obra de arte de Miles com o fato Spidey, enquanto um dos temas do jogo é reproduzido em segundo plano. Mas se mudares para o Astro’s Playroom, uma nova arte ocupa a tela e a música do jogo começa a tocar.

Embora não permita ao jogador selecionar um tema dinâmico e personalizar a sua interface, parece que cada jogo da PS5 vai oferecer um pouco de especialização ao painel, à medida que passas o cursor sobre ele. E dado que o Control Center da PS5 vai permitir mudar os jogos rapidamente, verificar downloads e a lista de amigos (sem fechar o jogo ativo no momento) é bem possível que os jogadores gastem muito menos tempo no painel da PS5 – por termo de comparação com a PS4.

Vamos atualizar esta notícia assim que a Sony responder oficialmente. Até lá, podes averiguar muitas mais coisas sobre a nova consola da Sony, como o espaço livre de armazenamento, o primeiro teste do Dualsense e a transferência de dados da PS4 para a PS5.


Sara Rechena é adepta de MMO’s, consumidora de séries e profissional a cantar no banho. Podes segui-la em @sara_rechena.

Share