GTA 5: conteúdo potencialmente transfóbico removido da versão new-gen

A Rockstar está a remover diversas piadas das versões para a PS5 e Xbox Series X de GTA 5, que anteriormente terão sido adjetivadas como transfóbicas por membros da comunidade (via VGC).

Um dos primeiros casos apareceu no Reddit e refere-se à substituição de uma figura de coleção designada anteriormente por “Captain Spacetoy Intersteller Transgender”, que se encontrava exposta no escritório das arcadas. Na versão PS4, a frase “genitália substituível” pode ser lida no rodapé da figura.

A versão da PS5 do jogo remove por completo a figura e move as outras figuras que se encontram ao lado para que fique menos percetível.

A Rockstar também removeu diversos NPCs de determinadas áreas, como por exemplo o modelo “Drag Queen”, que costumava aparecer no exterior do Cockatoos, um clube noturno. Os modelos continuam presentes no jogo e podem ser acedidos via Director Mode, mas as linhas de diálogo foram removidas.

Desde que foi lançado em 2013, GTA V já vendeu mais de 140 milhões de cópias e continua a ser uma presença assídua nas tabelas dos jogos mais vendidos, tendo testemunhado a vida de duas gerações de consolas: a Xbox 360/PS3 e a Xbox One/PS4.


Insaciável curioso e consumidor de literatura, videojogos, cinema e anime. Tem preferência por uma boa história. Podes segui-lo em @Riuuzaki_23.

Share