Hokko Life – Análise

Hokko Life, da Wonderscope, está prestes a ser lançado pela Team17 e promete aos fãs de life-sims um título relaxante, inspirado em Animal Crossing, mas com algumas novidades que também lhe conferem uma boa “pitada” de Stardew Valley.

Se são jogadores altamente influenciados pelo tempo que se faz lá fora, preparem-se porque este Hokko Life é o título que vão escolher jogar, casualmente, no outono que se segue. Estão planeadas inúmeras atividades aquando – claro está – da administração da vossa própria ilha. Se, por instantes, julgarem o jogo demasiado semelhante a outros do género, considerem focar as vossas atenções nas adições que Hokko Life propõe, distanciando-se o suficiente para refrescar os vossos serões outonais. Caso contrário, vai ser mais do mesmo.

Uma nova fórmula, mas o resultado é o mesmo

Ainda que apresente algumas novidades, como por exemplo a agricultura – que é, sem dúvida, um elemento bastante entusiasmante e motivador em Hokko Life – o que é certo é que, no final, o jogo não oferece propriamente nada de novo para os veteranos do estilo. Isto resolve-se facilmente se forem novos jogadores, mas é extremamente difícil de ignorar para todos aqueles que já se deixaram levar por longas horas de gameplay em outros títulos sonantes da indústria.

Posto isto, há sempre uma hipótese: focar as atenções naquilo que pode, efetivamente, refrescar o jogo, como o decorar e personalizar, que em Hokko Life está bastante completo através de itens artesanais. Mas já lá vamos! Por tudo isto, se te consideras veterano, deixa-me já elucidar-te, esclarecendo que a proposta é precisamente essa: fazer o máximo de dinheiro possível e depois gastar em construção e personalização.

Os ponteiros do relógio

Como em qualquer outro simulador agrícola, o tempo é um fator crucial, já que estamos dependentes do tempo de confeção de tudo aquilo a que nos propomos construir. Em Hokko Life, o ciclo diurno e noturno não está, de todo, relacionado com o tempo do mundo real. Isto significa que podes dormir várias horas num dia, ou simplesmente passar para o próximo.

A primeira coisa que nos passa pela cabeça é que, assim sendo, não há a necessidade de esperar para que determinada construção fique concluída. Isto tanto pode ser bom, como mau. Na verdade, depende dos gostos. No meu caso, tudo aquilo que se aproxima da ideia real de construção das coisas, é um “plus”, pois confere uma outra seriedade ao jogo e faz-nos, automaticamente, aproximar da realidade. Isto também acaba por fortalecer a relação com o jogo a médio-longo prazo, já que temos de esperar horas ou dias para vermos o retorno do nosso trabalho e dedicação.

Ainda assim, a ideia de ter algumas coisas imediatamente construídas, pode ser igualmente motivador. Em Hokko Life isto acontece, por exemplo, com pontos ou declives – o que faz com que não tenhamos de esperar um dia para fazer a travessia de um rio. Aliciante, não é?

Hokko Life aka Crossing Valley

Podemos considerar que os visuais de Hokko Life são uma mistura. Novamente, bem ao estilo de Animal Crossing, ainda que não apresente tantos detalhes. No entanto, é importante salientar um ponto (claramente) a favor de Hokko Life, e que por termos de comparação, é superior a Animal Crossing. Os prédios e móveis estão incrivelmente detalhados e, efetivamente, os itens criados por nós conferem um toque especial às construções que, numa visão macro, fazem a vila muito mais nossa.

Por outro lado, e novamente por comparação, foi-me impossível ficar agradada com o design dos folks. Os nossos amigos aldeões são, na verdade, animais. E eu sinto que isto tinha tudo para dar certo, se estes fossem fofinhos. O facto de apresentarem formas pouco polidas, e haver pouca variedade de espécies, faz com que pareçam extremamente estranhos, o que acaba por resultar num desânimo para jogar este life-sim.

Outro ponto a desfavor destes pequenos habitantes é o facto de serem pouco explorados através dos seus diálogos. Ou seja, não conseguimos percecionar a personalidade de cada um, o que torna autênticas máquinas de oferecer tarefas. O conselho que posso dar para que aproveitem ao máximo Hokko Life é… tentem-se abstrair! Afinal de contas, a amizade pode ter várias formas.


Continua…

Share